Plantas para ter dentro de casa

6 Tipos de plantas para decorar sua casa

06/10/2022min de leitura

Cada vez mais, as plantas vêm ganhando espaço nos ambientes internos. Fazendo parte da decoração e dando mais vida aos cômodos, pode parecer difícil escolher plantas que se adaptem à falta de luz solar direta ou a ambientes com pouca luz, mas é mais fácil do que parece. Não é regra ter uma grande sacada ou um quintal para manter as suas plantinhas e nós vamos te ajudar a escolher 6 plantas para ambientes internos e você poderá ter plantas na sua sala, quarto, cozinha e até no banheiro. 

 

Você sabia que as plantas despertam a nossa sensibilidade? Além disso, elas ajudam a relaxar a mente e tornam os ambientes mais agradáveis. É muito comum entrarmos no instagram, por exemplo, e observarmos as plantas compondo a decoração e preenchendo o ambiente de muitas pessoas. Podendo ser cultivadas sozinhas ou até em mini-hortas ou mini jardins, a qualidade de vida das suas plantas vai depender da sua disponibilidade com os cuidados e a atenção dada a elas. 

 

 

Por isso, a primeira regra na hora de escolher uma planta para o seu ambiente interno é: a planta ideal para você é a planta compatível ao seu estilo de vida. Reflita sobre os seus hábitos e escolha, por exemplo, plantas mais resistentes caso você viaje muito. 

 

No post de hoje, escolhemos 6 plantas que se adaptam muito bem aos ambientes internos e vão dar um charme especial à decoração do seu lar! Além disso, essas são ótimas plantas para quem está começando a cuidar de plantas e ainda não possuem tanta experiência ou conhecimento nessa área tão vasta! 

 

Então vamos lá?!

 

  1. Zamioculca

 

 

As Zamioculcas são resistentes e necessitam de poucos cuidados. Elas conseguem sobreviver muito bem até em condições pouco favoráveis de água e iluminação. Dessa forma, até mesmo uma pessoa que não tem muito tempo disponível ou muitos conhecimentos de jardinagem é capaz de conservar Zamioculcas.

 

A Zamioculca é de origem africana e tem folhas em tons de verde escuro, bem brilhantes, e não gostam muito da luz do sol direta. Ela tolera ambientes com ar condicionado e se desenvolve bem em ambientes com pouca luz ou luz indireta. 

 

É preciso tomar cuidado com crianças e cachorros, já que essas folhas podem ser tóxicas quando ingeridas. 

 

  • Regue uma vez por semana. 

 

  1. Samambaia 

 

 

Temos certeza que você conhece essa planta! A samambaia, uma das plantas ornamentais mais vendidas do Brasil, fica muito legal em ambientes internos. A sua folhagem é verde clara e é comum encontrá-las em vasos suspensos. As samambaias apreciam a luz, mas não é recomendada a luz direta do sol por muito tempo.

 

  • Mantenha as samambaias perto de alguma janela ou em ambientes com boa iluminação indireta e regue com frequência, mantendo o solo úmido. 

 

  1. Lírio da Paz

 

 

Essa linda planta, originária da América do Sul, é tida como um sinal de paz e boa sorte, além de possuir propriedades purificadoras do ar. Sua folhagem é brilhante, em um tom verde escuro, e suas flores são brancas (e não deve ser confundida com o copo-de-leite). 

 

O Lírio da Paz se desenvolve em solos ricos em matéria orgânica e gosta de ambientes com luz indireta ou meia sombra, pois suas folhas não são resistentes ao sol direto. Floresce durante todo o ano e suas flores não possuem perfume. 

 

  • Gosta de solo úmido, mas não encharcado. 

 

  1. Espada de São Jorge

 

 

Você sabia que é comprovado que a Espada de São Jorge purifica o ar e filtra os poluentes? Ou seja, é a planta ideal para quem acredita que ela proporciona proteção à casa ou para quem quer um ambiente mais purificado! 

 

É uma planta resistente, e pode se adaptar à sombra ou ao sol. Portanto, você pode colocá-la onde quiser e aproveitar que é uma planta que não necessita de muitos cuidados. Ela também possui algumas variações, como a rajada (Sansevieria Zeylanica), a com borda amarela (conhecida como espada-de-iansã) e a com formato cilíndrico, conhecida como Lança de São Jorge).

 

  • A rega pode ser feita a cada dez dias em tempos mais úmidos e uma vez por semana em tempos mais secos. 

 

  1. Orquídeas

 

 

Sabia que as família das Orquídeas é uma das maiores famílias de plantas existentes? São mais de 35 mil espécies diferentes na natureza! As orquídeas podem florir até 3 vezes no ano, e quando as flores caem, a planta entra em um estado de dormência até a próxima florada. 

 

Cuidar de uma orquídea é fácil, mas é preciso conhecer a espécie que você possui para entender melhor sobre os cuidados e plantio (já que algumas espécies preferem ficar em árvores, por exemplo). 

 

  • Tenha atenção na hora de regá-las, pois é fácil matar uma orquídea “afogada”. Quando o clima estiver quente, regue duas vezes por semana. Lembre-se de regar pela raiz, evitando que as folhas fiquem molhadas. É preciso que o substrato esteja sempre úmido, mas jamais encharcado. 

 

  1. Cactos e suculentas

 

 

Conhecidas como plantas que não necessitam de muitos cuidados, são ótimas opções para ambientes internos, já que a luz indireta é suficiente para manter os cactos e as suculentas vivas! 

 

Como as suculentas e cactos não devem ficar em terras encharcadas, por já armazenarem água dentro delas, é essencial que o substrato seja preparado para não acumular água. Vasos sem furinhos, que não deixem a água escorrer não devem nem entrar na lista de opções.

 

  • Regue uma vez por semana e tenha atenção, pois água em excesso pode apodrecer suas raízes. 

 

Agora que você já conhece melhor as plantas, já dá para visualizar o seu ambiente cheio delas, não é mesmo? E se você procura um lugar só seu para encher de plantinhas, que tal entrar em contato com a Beiramar e encontrar o imóvel perfeito para as suas ideias? 

 

Até a próxima semana com mais conteúdos! 

 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa