Qual a diferença entre passivo e ativo?
Antes de começar a investir, entender o mundo financeiro é muito importante!
Antes de começar a investir, entender o mundo financeiro é muito importante! Esse conhecimento faz diferença, pois é preciso saber como categorizar algumas coisas para encontrar o equilíbrio entre ganhos e gastos pessoais. Mas, quando falamos de imóveis, algumas pessoas não conseguem definir se estes são ganhos ou gastos. Por isso, no post de hoje, vamos descobrir se o seu imóvel é um ativo ou um passivo. Vamos lá?
Qual a diferença entre passivo e ativo?
Antes de tudo, é preciso entender qual o conceito contábil de ativo e passivo. Para Robert Kiyosaki, autor do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, ativo é algo que põe dinheiro no seu bolso e passivo é algo que tira dinheiro do seu bolso.
Isso significa que um ativo é aquilo que gera algum tipo de rendimento e no final das contas te deixa mais rico. Já o passivo, não te dá nenhum retorno financeiro, como contas, financiamentos e etc.
Para quem está pensando em ganhar dinheiro ao invés de perdê-lo, os ativos são muito mais vantajosos e, de forma geral, investimentos são ativos quando se tornam uma fonte de renda. Mas como entender se o seu imóvel é um ativo ou um passivo?
Meu imóvel é um ativo ou um passivo?
Para analisarmos essa questão, é preciso esclarecer que o melhor benefício de ter um imóvel é ter um lugar para morar. Pessoas com mais poder aquisitivo compram imóveis mais caros, por exemplo, mas no final das contas, o objetivo do imóvel é o mesmo: a moradia.
Além disso, um ótimo benefício de ter um imóvel é o conforto. Assim como a moradia, esse benefício também está intrinsecamente ligado ao poder aquisitivo de quem compra, mas não muda a destinação de um imóvel: garantir o conforto e, claro, a moradia.
Mas por que estamos falando dos benefícios? Pois são pelos benefícios que justificamos os valores gastos constantemente com manutenção, impostos e serviços de um imóvel, como IPTU, água, luz, telefone, gás e muitos outros.
O seu imóvel é um passivo
Mesmo se pensarmos em imóveis como investimentos, seja para nosso próprio conforto e moradia, não podemos entendê-los sempre como ativos. Mas por quê?
Porque, do ponto de vista financeiro, a casa que você mora tem o propósito apenas de te oferecer conforto e moradia, sem colocar dinheiro no seu bolso e, sim, tirar através dos impostos e contas.
E foi justamente por isso que falamos dos benefícios. Apesar do conforto e da moradia que um imóvel oferece, não haverá retorno financeiro com isso, tornando-o um passivo.
Algumas pessoas podem acreditar que são ativos, pois o imóvel pode sofrer valorização e, sim, isso é uma verdade. Mas quem usa a casa como moradia não é afetado pela valorização, já que muitas vezes o intuito é morar e não vender o imóvel.