Como saber o valor do meu imóvel?

Se você pensa em vender o seu imóvel, saiba como avaliá-lo e quem é a pessoa mais indicada para fazer essa avaliação!

12/07/2022min de leitura

Para você conseguir vender a sua atual moradia, é fundamental que saiba como avaliá-lo. Entender o valor e os processos que envolvem essa tarefa é essencial para não perder dinheiro e ter agilidade na hora de fechar o negócio. 

 

Muitas variáveis interferem no preço do patrimônio, como a idade do imóvel, localização, conservação e muito mais. Entenda quais são os benefícios de avaliar um imóvel e quais os fatores influenciam no valor de uma propriedade, seja um apartamento, casa, escritório, terreno, etc. 

Entre as vantagens de avaliar um imóvel, você tem a garantia de saber quanto o seu patrimônio vale de fato. Mesmo que você não queira vendê-lo, saber se ele está se valorizando com o tempo é muito importante. Avalie o seu imóvel de forma correta e realize bons negócios no futuro. 

Agora, você vai ver alguns dos quesitos comuns que existem para a definição do preço da sua propriedade:

 

1. Procure imóveis semelhantes ao seu

Se informe sobre o preço dos imóveis que estão sendo vendidos no seu bairro. Dessa forma, é possível estabelecer um valor médio por metro quadrado. Em sites de busca de imóveis, você consegue encontrar dados sobre os imóveis, ter acesso às fotos e informações que podem te ajudar a entender melhor o seu imóvel. 

2. Conheça sobre a valorização da localização

Em qualquer lugar existem bairros e regiões preferidas para morar, já que oferecem melhor infraestrutura. Essas regiões tendem a ter um metro quadrado mais caro. Algumas regiões são mais populares que outras, influenciando no valor do imóvel.

Para avaliar o seu imóvel, analise o seu bairro e liste pontos como: segurança, movimentação, acesso aos meios de transporte, escolas, centros comerciais, fácil acesso e assim por diante. 
Se o seu imóvel está situado em uma rua mais tranquila, por exemplo, o metro quadrado será mais valorizado do que em uma rua com muita poluição sonora. 

3. Considere o tempo de construção de um imóvel

Os imóveis novos estão mais adequados à realidade atual, podendo oferecer uma infraestrutura mais qualificada. A desvantagem de um imóvel mais antigo é a necessidade de reforma e os custos com manutenção. 

Por isso, é muito importante analisar o custo-benefício na hora de decidir o que vale mais. 

4.  Um profissional pode te ajudar

Mesmo que você leve em consideração os fatores mencionados acima, saiba que o mercado imobiliário é muito dinâmico. É recomendável que você tenha o assessoramento de um corretor avaliador de imóveis para saber quanto o seu imóvel está valendo, já que este é o profissional preparado e experiente para apontar as condições vantajosas ou desvantagens do seu imóvel. O avaliador de imóveis pode confirmar ou ajustar a pesquisa que você realizou, analisando tudo de um ponto de vista mais estratégico e alinhado à realidade. Além disso, o corretor pode intermediar a sua relação com os compradores potenciais, oferecendo acompanhamento técnico, jurídico, da avaliação à escritura e garantindo segurança nessa transação. 

 

Assim como temos a tabela FIPE para avaliarmos um carro, existe um índice de imóveis. O Fipezap é um indicador com abrangência nacional que acompanha os preços de venda e locação de imóveis no Brasil. Essa base de dados conta com mais de 500.000 anúncios válidos por mês, e você pode consultá-la na hora de começar a avaliar o seu imóvel!

 

Ótimo né? 

Siga as nossas redes sociais e acompanhe as dicas e informações semanais sobre o mundo imobiliário aqui no blog!  


 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa